Postagens populares

sábado, 17 de setembro de 2011

catéter picc




introdução

    O PICC é considerado por muitos autores como um dispositivo de acesso vascular seguro por permitir a administração de fluidos e medicamentos que não podem ser infundidos em veias periféricas diretamente na circulação central. Tornou-se o dispositivo intravascular de longa permanência mais difundido nas áreas de enfermagem intensiva e neonatal.
    As vantagens relativas à terapia com a utilização do PICC são:
  • benefício de inserção do catéter sob anestesia local;
  • redução do desconforto do paciente, que não passará pelo estresse das múltiplas punções venosas;
  • possibilidade de ser inserido por enfermeiros e à beira do leito;
  • é uma via confiável para administração de antibióticos, nutrição parenteral e quimioterápicos;
  • possui um maior tempo de permanência;
  • apresenta menor risco de contaminação;
  • preservação do sistema venoso periférico;
  • pode ser indicado para terapia domiciliar.
    Além disso, devido à inserção periférica, elimina complicações potenciais como pneumotórax e hemotórax e é de menor custo, se comparado com cateteres centrais inseridos cirurgicamente.
O QUE É PICC

A sigla PICC significa, em inglês,Peripherally Inserted Central Venous Catheter (Cateter Venoso Central de Inserção Periférica). O cateter venoso central de inserção periférica (PICC) é um dispositivo intravenoso inserido através de uma veia superficial da extremidade, geralmente a veia basilica e progride, por meio de uma agulha introdutora e com a ajuda do fluxo  sangüíneo, até o terço médio distal da veia cava superior, adquirindo características de um cateter central. Este dispositivo possui um ou dois lumens, é longo (20 a 65cm de comprimento), quanto ao calibre varia de 14 a 24 Gauge ou 1 a 5 French (Fr), é flexível, radiopaco, de paredes lisas e homogêneas, feito com material bioestável e biocompatível -como silicone, polietileno ou poliuretano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário